Fotos

Fotos

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Fátima pede que Governo Federal adote “ações emergenciais” no Porto.

Na semana passada, foram encontradas cerca de 3 toneladas de cocaína no terminal
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, encaminhou um ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em que pede para o Governo Federal aumentar a fiscalização no Porto de Natal e implementar medidas em caráter emergencial para que o funcionamento do terminal não seja prejudicado.
Na semana passada, em duas operações conjuntas da Receita e da Polícia Federal, foram encontradas no Porto cerca de 3 toneladas de cocaína. A droga estava dentro de contêineres que deveriam carregar, na verdade, frutas para a Holanda. Na Europa, outras 7 toneladas do produto também foram localizadas pelas autoridades locais.
Por causa das apreensões, a empresa CMA CGM, maior operadora do Porto de Natal, suspendeu as atividades no Rio Grande do Norte por pelo menos 45 dias. A paralisação gerou apreensão no setor produtivo potiguar, sobretudo a fruticultura, que pode migrar suas exportações para o terminal portuário de Pecém, no Ceará.
Durante evento da Federação das Indústrias (Fiern) nesta sexta-feira, 21, a governadora disse que é preciso “equacionar o problema”. “O Porto de Natal é do Governo Federal, mas o impacto das atividades para economia do Rio Grande do Norte é muito forte. Não podemos de maneira alguma ficar com as operações [de exportação] suspensas”, declarou.
O secretário de Planejamento e Finanças do Governo do Estado, Aldemir Freire, lamentou a decisão da CMA CGM, mas destacou, assim como Fátima, que a solução do problema passa por uma ação da União. “É claro que nos sentimos prejudicados, porque isso está afetando as nossas rotas de comércio, mas a questão é nacional, tanto o controle de fronteiras quanto o tráfico de drogas. Cabe ao Governo do Estado fazer a gestão junto à União para que reforce os equipamentos de segurança do Porto, para que ele retome sua capacidade exportadora”, frisou.
Coordenador da bancada que representa o Rio Grande do Norte no Congresso Nacional, o deputado federal Rafael Motta (PSB) disse que o terminal portuário natalense “não pode parar” em função das apreensões de drogas. Ele disse que já conversou sobre o assunto com a governadora Fátima Bezerra e anunciou que os deputados e senadores potiguares devem se encontrar na semana que vem para estudar como pressionar o Governo Federal a solucionar o problema.
“A crise impacta diretamente na economia do nosso Estado. O Porto de Natal é o principal porto de escoamento da produção do Rio Grande do Norte. Não podemos parar uma produção inteira, como a fruticultura e a extração do minério de ferro, porque aconteceram essas situações. Temos de endurecer a fiscalização”, ressaltou Rafael Motta, em entrevista nesta sexta-feira, 21, ao programa Manhã Agora, da Agora FM (97,9).
Segundo Rafael Motta, o pedido da governadora será endossado pela bancada federal do RN. “O pedido é para que o Ministério da Infraestrutura atue emergencialmente. O Estado está sendo penalizado e deixando de arrecadar. Já estamos deixando de gerar emprego e renda porque temos um gargalo, que é o Porto de Natal, quanto mais ele fechado. É necessária uma política muito mais ampla de endurecimento de fiscalização das nossas fronteiras”, emendou.
O coordenador da bancada federal norte-rio-grandense acrescentou que a “negligência” em relação ao Porto, que tem uma estrutura considerada defasada para as demandas do Estado, não é uma exclusividade potiguar. “Temos de tratar de uma política nacional de combate ao tráfico nas fronteiras do nosso país, que é continental. Temos de ter policiamento e mais fiscalização nas estradas para combater esse tipo de problema”, finalizou.
De acordo com o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex), o prejuízo semanal com a suspensão nas exportações pela CMA CGM é de aproximadamente R$ 100 mil.
agorarn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário