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quarta-feira, 20 de abril de 2016

Facebook considera permitir que usuários ganhem dinheiro com seus posts.

O Facebook parece ter prestado atenção ao interesse dos internautas por redes sociais que compartilham parte das receitas com os usuários e começou a perguntar o que seus parceiros acham da ideia.
Casey Newton, repórter do The Verge que tem uma conta verificada no Facebook, foi surpreendido por uma pesquisa na qual a rede social pede sua opinião em relação à possibilidade de fazer dinheiro com os posts que ele publica.
“Considere as seguintes opções para promover sua causa ou ganhar dinheiro usando sua presença pessoal no Facebook. Em quais destas você estaria interessado?”, questionava a pesquisa.
Entre as opções constam a aplicação de um “pote de gorjetas” (pelo qual fãs poderiam dar gorjetas); a permissão para postar conteúdo patrocinado; a criação de lojas patrocinadas; a implementação de um recurso que permite fazer doações; a inclusão de botões de ação (“compre ingressos” ou “assine para mais”) nos posts; e, por fim, a possibilidade de ter acesso a parte do dinheiro que o Facebook recebe com publicidade graças ao seu post.
Essa última opção tem chamado a atenção desde a segunda metade de 2015 graças ao surgimento da Gaption e da Tsu, duas redes sociais que funcionam de forma semelhante ao Facebook, mas prometem compartilhar suas receitas com os usuários.
Em outubro daquele ano a rede de Mark Zuckerberg chegou a bloquear posts com links para a Tsu, no que alguns interpretaram como boicote. Enquanto isso, a Gaption, que conta com uma parcela considerável de usuários brasileiros, já deu um passo à frente ao permitir que os internautas troquem o “like” dado em bons posts por recompensas em dinheiro.
Como o Facebook está promovendo apenas uma pesquisa, provavelmente estamos bem longe do dia em que alguma dessas ideias entrará em funcionamento – se é que isso um dia acontecerá. E, como as questões estão sendo encaminhadas a quem tem página verificada, mesmo que algum esquema de recompensas seja aplicado é possível que o usuário comum fique de fora.
Olhar Digital, UOL

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