Fotos

Fotos

terça-feira, 7 de agosto de 2018

VERGONHA: Diabéticos estão sem insulina para tratamento há quatro meses em Natal.

Mais de mil pessoas portadoras de diabetes vêm sofrendo com a falta de insulina nos postos de Natal. Uma realidade que perdura há mais de quatro meses. Os remédios são distribuídos na Unidade Pescadores do Centro Integrado de Serviços em Saúde, na Ribeira, mas estão em falta desde abril.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde estão em falta dois tipos de insulina, a Lantus e a Humalog. Hoje, 357 pacientes fazem tratamento exclusivo com esse segundo tipo de insulina em Natal. Este número corresponde aos cadastros feitos pelo Serviço Social da SMS, sem contar os pacientes que buscaram as medicações por meio da Justiça.
A SMS informou, por meio de nota, que a expectativa é de que até esta sexta-feira (10), as insulinas do tipo Lantus cheguem e estejam a disposição dos pacientes. A pasta também informou que a compra da insulina do tipo Humalog é de responsabilidade do Estado.
A denúncia foi rebatida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que informou que a insulina Humalog não faz parte do programa de medicamentos especiais distribuídos pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Morro Branco.
Enquanto as medicações não chegam, a população é obrigada a desembolsar em média R$ 450 com os medicamentos e insumos para fazer as aplicações da Lantus e Humalog.
Portal no Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário