Fotos

Fotos

terça-feira, 9 de outubro de 2018

ONU alerta para graves efeitos de aquecimento global superior a 1,5°C.

Segundo o IPCC, seriam necessárias "mudanças sem precedentes" para limitar aumento da temperatura global a 1,5°C, o que teria consequências muito menos catastróficas do que se ater à meta de 2°C do Acordo de Paris.Para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C e, assim, evitar drásticas alterações no clima serão necessárias "mudanças rápidas, vastas e sem precedentes" em nível global, alertou um relatório divulgado nesta segunda-feira (08/10) pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

O relatório apresenta uma série de impactos que poderiam ser evitados caso o aumento da temperatura média global seja limitado a 1,5°C, tarefa mais ambiciosa do que respeitar o limite de 2°C imposto pelo Acordo de Paris, firmado em 2015.
Segundo o IPCC, 0,5°C faz toda a diferença. Superar o limite de 1,5°C resultaria num maior aumento do calor extremo, de chuvas torrenciais e da probabilidade de secas, algo que teria efeito direto sobre a produção de alimentos, sobretudo em regiões sensíveis como o Mediterrâneo e a América Latina.
Também afetaria a saúde, o fornecimento de água e o crescimento econômico, com um impacto especialmente negativo para populações mais pobres e vulneráveis do planeta, diz o texto, que conta com 6 mil referências científicas e foi assinado por 91 especialistas de 40 países.
Fonte: Terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário