Fotos

Fotos

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Navio de pesquisa da Marinha abre para visitação neste fim de semana em Natal.

Navio Vital de Oliveira, da Marinha do Brasil, terá visitação pública neste final de semana, em Natal (Foto: Marinha do Brasil/Divulgação)
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil, atracou em Natal nesta quarta-feira (6) e será aberto à visitação da população nestes sábado (9) e domingo (10) no Terminal Marítimo de Passageiros, localizado na Ribeira. A comissão, que estava há 22 dias no mar, é integrada por 90 militares, que compõem a Tripulação do NPqHo, e 40 pesquisadores.

A comissão de militares e cientistas compõe e missão Pirata BR XVII, que faz parte de um projeto realizado por instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França, com a finalidade de estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no oceano Atlântico Tropical.
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico foi adquirido pela Marinha do Brasil por meio de um Acordo de Cooperação assinado em 2012 com o objetivo de ampliar a infraestrutura para pesquisa científica no Brasil, principalmente quanto ao monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas. O Navio foi entregue à Marinha do Brasil em 2015.
O “Vital de Oliveira” é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha - uma homenagem ao Capitão de Fragata Manuel Antônio Vital de Oliveira, pernambucano que teve seus trabalhos hidrográficos reconhecidos mundialmente.
As visitas estarão abertas das 13h30 às 17h. A Marinha ainda alerta que o navio tem limitações (banheiros e bebedouros) e peculiaridades (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), e por isso não recomenda o passeio a crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Características do navio

Comprimento: 78 metros
Boca: 20 metros
Deslocamento máximo: 4.200 toneladas
Calado máximo: 6,3 metros
Autonomia: 30 dias
Raio de ação: 7.200 Milhas Náuticas
Velocidade de cruzeiro: 7 nós
Velocidade máxima: 9 nós

Serviço

Evento: Visitação Pública
Local: Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”
Data: 09 e 10 de dezembro
Horários: 13h30 às 17h
Entrada gratuita.
 G 1 RN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário