Fotos

Fotos

sábado, 7 de julho de 2018

Meninos presos em caverna na Tailândia afirmaram em carta a familiares que estão bem.

Os 12 meninos e o técnico de futebol presos em uma caverna do norte da Tailândia há duas semanas, conseguiram conversar com seus familiares através de cartas em que compartilham uma mensagem comum: “Estamos bem”.
Integrantes da elite da Marinha tailandesa publicaram neste sábado (07) as mensagens em seu perfil no Facebook. As cartas foram transportadas através de túneis subterrâneos parcialmente inundados ao longo da cavidade subterrânea para serem entregues aos parentes. “Não se preocupem comigo, eu sinto falta de todos vocês. Eu amo vocês. Estou bem aqui, meus irmãos, os fuzileiros navais estão cuidando de mim”, escreveu Mik.
Night, que fez aniversário dentro da caverna, pede que os familiares não se preocupem com ele. “Estou bem, só um pouco de frio, mas não se preocupe comigo, não se esqueça da minha festa de aniversário. Mamãe, papai, eu amo vocês e o meu irmãozinho também. Se eu sair, por favor, me levem para um churrasco”, pediu aos seus parentes.
O grupo – composto por 12 adolescentes entre 11 e 16 anos e um adulto de 26 – foi localizado na noite de segunda-feira (02) em uma ilha de terra firme a cerca de 4 km dentro da caverna e após nove dias de intensa busca que mobilizaram mais de 1.300 pessoas.
Os militares, entre eles um médico e um psicólogo, cuidam dos garotos com suplementos energéticos e vitaminas. Apesar de visivelmente magros, estão em bom estado de saúde. Graças à ingestão de suplementos vitamínicos, o grupo recupera pouco a pouco as forças para a segunda fase: a saída da caverna localizada no parque natural Tham Luang-Khun Nam Nang Non.
Treinador
O treinador Ekapol Chanthawong também enviou mensagem por carta a seus familiares. “Todos os meninos estão bem. A equipe de resgate está cuidando de nós. Prometo que também cuidarei deles o melhor que puder. Obrigado pelo apoio e por favor aceitar minhas desculpas”, escreveu.
As autoridades estão considerando duas opções para a saída do grupo: mergulhar pelas passagens inundadas ou encontrar um buraco na montanha por onde poderiam ser retirados com ajuda de um helicóptero. Para isso, os jovens e o técnico começaram um treino intensivo para aprender a mergulhar, uma opção de alto risco, mas que segundo os especialistas continua sendo a mais provável.
Enquanto isso, os militares rastreiam o terreno da montanha na busca de uma fissura ou chaminé que acesse a área onde estão os adolescentes. Na última quinta-feira (05), um mergulhador – de 38 anos – antigo membro da marinha tailandesa acabou morrendo quando estava mergulhando após completar uma missão de abastecimento. A morte do experiente mergulhador serve de exemplo, segundo as autoridades, sobre a dificuldade das tarefas de resgate que as equipes enfrentam.
Oxigênio
As autoridades da Tailândia ainda informaram que estão mantendo sob controle os níveis de oxigênio na caverna onde permanecem presos 12 adolescentes e um adulto. As equipes de resgate indicaram ontem sua preocupação com a queda nos níveis de oxigênio e aumento do dióxido de carbono na caverna, onde o grupo permanece sendo atendido.
O Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário