O surto de gripe – Influenza 2018 – que tomou conta de praticamente todos os Estados Unidos é um alerta para os brasileiros que ainda irão passar pela estação mais fria do ano. Desde o início do inverno no hemisfério Norte, 47 mil casos de gripe foram confirmados e 20 crianças morreram. O vírus que está se espalhando é o H3N2, um subtipo do vírus influenza A.
As autoridades recomendam que todos tomem a vacina contra a gripe, pois entre 70% e 80% das crianças que morreram não haviam sido imunizadas. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Isabella Ballalai, tanto o H1N1 como o H3N2 são tipos de influenza que circulam também no Brasil.
Por isso, as vacinas contra gripe são tri ou quadrivalentes, procurando proteger de três ou quatro tipos de influenza, ou seja, as doses sempre contêm os tipos H1N1, H3N2 e B. E os cuidados para quem está ou vai para os Estados Unidos são os mesmos necessários contra a gripe em qualquer lugar do mundo. A vacina contra a gripe (Influenza 2018) é o mais importante e quem se imunizou no Brasil está protegido lá.
redação: imunizarvacinas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário