Fotos

Fotos

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Hoje: Multidão celebra Padroeira de Natal.

Ainda era madrugada quando os primeiros fiéis começaram a se concentrar na Pedra do Rosário, na Cidade Alta, para os festejos que marcam o encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação, a padroeira de Natal. Segundo a Arquidiocese de Natal, cerca de 25 mil pessoas compareceram à celebração, nesta quarta-feira (21).
A tradicional missa das 5h da madrugada é a primeira celebrada no dia 21 de novembro, dedicada à imagem da santa encontrada há 265 anos às margens do Rio Potengi. A imagem original era a de Nossa Senhora do Rosário, mas recebeu o título de Nossa Senhora da Apresentação em alusão ao dia 21 de novembro, que é o dia da Apresentação de Nossa Senhora no templo.
“Nós vivemos um dia dedicado à Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da nossa paróquia. Nós temos a graça e o direito de todo o povo de celebrar esse dia. Nós voltamos para Deus diante das realidades mais difíceis. Não podemos esquecer da realidade mundial, do nosso país. Há preocupações, crises, há uma realidade a ser reconstituída. E tudo isso com respeito e fé”, disse o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.
Na celebração, pessoas de várias partes do estado viajaram para acompanhar tanto a missa quanto a procissão fluvial, que é a chegada da imagem de Nossa Senhora da Apresentação à Pedra do Rosário, onde ocorre a missa. Além de vários sacerdotes, autoridades políticas também participaram da celebração.
A programação religiosa, no entanto, continua nesta quarta-feira. A missa solene ocorre às 10h, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Trinta anos após sua construção, a avaliação feita pela Arquidiocese é de que a Catedral, com capacidade para 3 mil lugares, já está “pequena” para o volume de fiéis presentes nas grandes celebrações, como é o caso da missa da Nossa Senhora da Apresentação. De acordo com padre Valdir, em algumas datas comemorativas, como o dia da padroeira, multidões estimadas em 10 mil pessoas chegam a ir ao prédio, motivo pelo qual o encerramento dos festejos se dá do lado de fora da Catedral.
A programação segue durante a tarde, a partir das 16h, quando acontece a tradicional procissão da padroeira, saindo da antiga Catedral, e terminando na Catedral Metropolitana, onde é celebrada a última missa do dia. O trajeto da procissão segue o percurso das ruas Ulisses Caldas, rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, encerrando em frente à catedral metropolitana, onde será celebrada a última missa do dia.
Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário