Fotos

Fotos

quarta-feira, 27 de abril de 2016

A 100 dias da Rio 2016, Grécia entrega ao Brasil tocha olímpica.

Faltando 100 dias para o início da Rio 2016, a tocha olímpica foi entregue oficialmente hoje (27) às mãos do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, em cerimônia realizada no Estádio Panatenaico, em Atenas, arena da primeira Olimpíada da era moderna, em 1896. A tocha foi recebida pelo presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman.

A tocha foi acesa semana passada e fez um giro por várias cidades gregas até ser recebida pelo comitê. Antes de chegar ao Brasil, ela fará uma parada na Suíça, onde será exibida em uma cerimônia em Genebra, na sexta-feira (29), e no Museu Olímpico de Lausanne.
A tocha olímpica passará por mais de 300 cidades brasileiras durante três meses, antes de chegar ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A jornada do símbolo olímpico começa no dia 3 de maio e deverá envolver 12 mil pessoas.

“O Brasil está aguardando a chama olímpica com alegria e paixão. Estaremos aí em breve. Quando chegarmos, vamos entregar a promessa de levar a experiência olímpica a todos os cantos do país, que é bonito por natureza. Todas as capitais dos estados, mais de 300 cidades, 12 mil condutores unidos para transformar nossa nação e construir o futuro que sonhamos”, disse Nuzman.

Em discurso, Nuzman também reafirmou que o Brasil está pronto para receber os Jogos. “Se de fato pudéssemos voltar no tempo até 2009, em Copenhagen, viveríamos mais uma vez o momento de alegria quando fomos presenteados com a honra de sediar os Jogos da 31ª Olimpíada. Aquele foi um momento que nunca esqueceremos. O meu querido amigo, Sr. Spyros Capralos [presidente do comitê olimpíco grego] estava lá. Repito agora o que falamos então: o Rio está pronto para fazer história”.

A cerimônia contou com apresentações culturais brasileiras, com batuque da banda Quilombo, roda de capoeira, e um número de dança e música dirigido por Carla Camurati, diretora de Cultura da Rio 2016. O fogo olímpico foi passado para uma lanterna e de avião seguirá para a Suíça, onde está a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em seguida, um dos maiores símbolos olímpicos segue para o Brasil, desembarcando em Brasília no dia 3 de maio.
Por Vitor Abdala e Marcelo Brandão – Repórteres da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário