A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez, na noite dessa segunda-feira (1º), em Alagoas, a maior apreensão de cocaína já realizada pela corporação no Nordeste. A carga de mais de 1,2 tonelada da droga foi flagrada na BR-423, na zona rural da cidade de Canapi, no Sertão do estado, escondida em um caminhão com placas do município pernambucano de Escada que transportava pisos cerâmicos e sofás. A droga foi avaliada em R$ 60 milhões.
Segundo a PRF, os agentes faziam abordagens na BR na altura do povoado do Carié. Ao parar o caminhão de carga, notaram que o motorista estava com pressa de ser liberado. O homem apresentou os documentos solicitados pelos agentes e as notas fiscais da cerâmica, carga que era transportada no veículo. O condutor, de 35 anos, não teve a identidade revelada e é natural de Pernambuco.
Já que ele se mostrava nervoso com a fiscalização, os policiais pediram pra ele estacionar o caminhão em um local mais seguro, a fim de fazerem uma vistoria mais detalhada. Nesse momento, o condutor tentou fugir dos policiais, acelerando o veículo. Em seguida, ele perdeu o controle da direção e saiu da pista. O motorista conseguiu pular da cabine do caminhão. Os policiais prestaram os primeiros socorros, acionaram a Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e fizeram a escolta da ambulância até o Hospital de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano.
Enquanto isso, outra parte da equipe fez a checagem do compartimento de carga e encontrou a droga escondida entre as cerâmicas e os móveis declarados na documentação fiscal. Vinte e duas sacolas com tabletes de cocaína foram retiradas do veículo. Equipes de policiais militares e civis da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) foram enviados ao local para ajudar nos encaminhamentos da ocorrência. O condutor, autuado por tráfico de drogas, segue em observação na unidade de saúde sob guarda da PRF.
Cocaína apreendida em Alagoas tem logomarca da grife francesa Louis Vuitton
Alguns tabletes da droga apreendida estavam revestidos com logomarcas da grife francesa Louis Vuitton. Outros têm a face de um homem desconhecido e até uns com a bandeira da Grã-Bretanha. De acordo com assessoria da PRF, é normal os traficantes fazerem uso de símbolos nas drogas. Eles marcam desta forma para saber a quem entregar. Outra estratégia é usar uma numeração.
No dia 13 de setembro, a PRF apreendeu aproximadamente 650 quilos de cocaína em São Luís do Purunã, interior do Paraná. A droga estava embalada em caixas com emblemas de empresas como Mercedes e Louis Vuitton. Em 2017, a Polícia de Controle de Drogas, da Costa Rica, também apreendeu vários tabletes de cocaína revestidas com a logomarca da grife francesa.
Com informações: Do OP9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário