“Meu mundo desabou. Abandonei meu trabalho para cuidar da minha filha”, lembra Iranete Maria Lopes, logo após receber o diagnóstico de câncer infanto-juvenil da pequena Juliana Lopes, quando esta tinha apenas dois anos de idade. O drama pessoal despertou nela o dever de alertar outras mães para a importância de descobrir a doença de forma precoce.
Iranete Lopes é hoje funcionária do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), uma entidade que atua no amparo de crianças em tratamento oncológico, e a filha dela, Juliana Lopes, tem 17 anos e está curada.
O mês de setembro é nacionalmente reconhecido como o mês de combate ao câncer infanto-juvenil. Nesta segunda-feira, 3, a Prefeitura do Natal realizou a abertura da campanha “Setembro Dourado”.
Serão realizadas ações com o objetivo de alertar a população sobre o tratamento prévio da doença. Estão programadas atividades em escolas públicas, além da distribuição de panfletos e ações em shoppings.
O prefeito Álvaro Dias, que é médico, comentou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. “As chances de cura ultrapassam os 80% e o tratamento acontece de forma mais satisfatória, com o paciente evoluindo muito bem”, diz.
agorarn
Nenhum comentário:
Postar um comentário