A partir de junho deste ano, moradores de 13 municípios da região Oeste potiguar estarão com o abastecimento de água normalizado em suas residências. A promessa é do governo do estado, que por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos garante que a construção do subsistema da adutora do Alto Oeste (que faz captação na barragem de Santa Cruz) estará totalmente finalizada até lá. Segundo a Semarh, atualmente as obras se encontram com 98% dos serviços concluídos.
“Concluída por completo, o impacto da obra será muito positivo e beneficiará diretamente as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água do Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias, e indiretamente os municípios de Martins, Serrinha dos Pintos e Viçosa, afirmou o secretário Mairton França.
O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos . Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da seca prolongada . Destes, 17 estão em colpaso , ou seja, a população só tem acesso à água por meio de caminhões pipa ou por poços artesianos. E em 74 municípios , o rodízio no abastecimento ainda garante água nas torneiras.
Ainda de acordo com o Mairton, a região do alto Oeste é a mais castigada com a estiagem e, por isso, está tendo uma atenção especial por parte do governo do estado. “A estação elevatória número 2 do sistema adutor, localizada no município de João Dias, está sendo energizada a partir desta sexta-feira (18). Isso vai permitir que o abastecimento em Umarizal, Riacho da Cruz e Olho D’água do Borges entre em fase de testes já a partir da semana que vem”, ressaltou.
Com informações jornalfloripa
Nenhum comentário:
Postar um comentário