A Justiça Federal proibiu, por tempo indeterminado, a pesca de qualquer natureza, salvo a destinada à pesquisa científica, na foz do Rio Doce, entre a Barra do Riacho, em Aracruz (ES), até Degredo, em Linhares (ES), litoral norte do Estado. A proibição vigorará a partir de segunda-feira (22).
A força-tarefa do MPF (Mistério Público Federal) que atua nas investigações das causas do desastre da barragem da mineradora Samarco informou que a medida visa preservar a saúde da população que consume os pescados da região.
Além disso, pretende ajudar a preservar a sobrevivência das espécies de peixes impactadas pela lama de rejeitos de minério de ferro provenientes do rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana (MG), em novembro do ano passado.
De acordo com a decisão, a Samarco fica obrigada a divulgar em seu site e na imprensa a proibição da pesca na região, conforme calendário preestabelecido pela Justiça. Foi arbitrada, ainda, multa de R$ 30 mil por dia, caso a empresa não cumpra a decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário