Fotos

Fotos

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

MPF denuncia quadrilha suspeita de roubos a agências e caminhões dos Correios no RN.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra 11 integrantes de uma quadrilha responsável por, pelo menos, 14 roubos no Rio Grande do Norte, entre março e setembro de 2018. Os réus incluem uma mulher e 10 homens, dos quais sete estão presos e três foragidos da Justiça. A ação penal trata de parte dos crimes cometidos pelo grupo e descobertos pela chamada Operação Express (deflagrada em novembro), que apurou a atuação da organização criminosa no assalto a caminhões de mercadorias e a agências dos Correios.
A quadrilha teria participado de 11 roubos a caminhões da empresa e três a agências: Serrinha, Várzea e Boa Saúde. Os assaltos aos veículos dos Correios ocorreram, de acordo com o MPF, principalmente em rodovias, dentro de municípios como Parnamirim, Macaíba, Santa Maria, Riachuelo, Goianinha, Bom Jesus e Sagi e os produtos subtraídos eram comercializados pelos comparsas.
Os alvos da ação penal têm todos entre 20 e 34 anos de idade, porém o grupo contava ainda com o apoio de uma adolescente e de outros dois homens, que foram mortos em confronto com a polícia. Eles integravam o chamado núcleo principal, que participava mais diretamente das ações criminosas, realizando os assaltos, dirigindo os veículos de fuga, mantendo os reféns e retirando as mercadorias.
Já o núcleo secundário da quadrilha, ainda segundo o MPF, tinha como responsabilidade guardar e vender os bens roubados (até mesmo através de anúncio na internet).

Ação penal

A denúncia do MPF trata especificamente do delito de organização criminosa, do primeiro roubo, dos casos constatados de receptações e do crime de corrupção de menor. Inclui também o uso de documento público materialmente falso e de posse ilegal de arma de fogo por parte de um dos integrantes da quadrilha. Os demais assaltos são alvo de inquéritos ainda em andamento e poderão resultar em novas denúncias.
O roubo específico do qual trata a denúncia ocorreu na BR-304, em Macaíba, na madrugada de 22 de março do ano passado. Homens armados em dois veículos (um Fiat Strada branco e um Fiat Toro preto) interceptaram e abordaram o caminhão dos Correios com destino às agências do Seridó. Dos 11 denunciados, foi provada a participação de dois neste assalto.
Todos os 11 deverão responder por organização criminosa e corrupção de menor. Um dos homens também foi denunciado por roubo, uso de documento falso e posse ilegal de arma.
G1 RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário