Fotos

Fotos

domingo, 15 de outubro de 2017

Igreja canoniza mártires potiguares.

A lista de novos santos brasileiros, martirizados em bárbaro ataque de intolerância religiosa no Rio Grande do Norte no século 17, inclui um total de 25 homens, entre eles dois padres, e cinco mulheres. Eram 16 adultos, 12 jovens e duas crianças – a mais nova, o bebê de dois meses de idade.
“A identificação dos que serão canonizados não se dá tanto pelos nomes, mas também por identificação de parentesco e de amizade [das vítimas]”, ressaltou à BBC Brasil o padre Julio Cesar Souza Cavalcanti, responsável por encaminhar a canonização dos mártires na Arquidiocese de Natal.
A missa solene em que o papa Francisco vai proclamar a canonização, na Basílica de São Pedro, em Roma, ocorreu neste domingo às 5h (hora de Brasília).
Não foram necessários, porém, milagres para fundamentar a canonização.
“O papa Francisco, quando decidiu pela canonização com a dispensa do milagre, colocou como um ponto básico [para a aprovação] a antiguidade do martírio e a perpetuidade da devoção do povo aos mártires”, explica o padre Julio.
Por meio do chamado processo de equipolência, o papa reconhece a santidade considerando três requisitos: a prova da constância e da antiguidade do culto aos candidatos a santos, o atestado histórico incontestável de sua fé católica e virtudes e a amplitude de sua devoção.
O mesmo processo, em que milagres foram dispensados, foi adotado para a canonização de São José de Anchieta, outro santo do Brasil.
portal no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário